Buscar
  • HELIO BARROS

Certificações Financeiras

O que são e porque é importante




Sempre quando eu falo com alguém sobre minha graduação em investimentos e menciono que tenho CGA , as pessoas ficam com aquela cara 🤔. O que eu acho bem natural , afinal de contas eu mesmo descobri pra que serve a pouco tempo atrás .


Então vamos falar de todas as certificações que existem


CPA 10

A CPA-10 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento. Normalmente é o que o seu gerente de banco tem. Tecnicamente ele sabe vender produtos e não exatamente distinguir se o produto em questão é o que você precisa no momento.


CPA 20

A CPA-20 é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. Esse é o gerente de alta renda . Ainda sim vendendo produto mas pra um público mais exclusivo , então , na teoria , um pouco melhor que o anterior.


CEA

A CEA certifica profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, podendo indicar produtos. Esse é o seu assessor de investimentos da corretora. Ele já entende mais da classe e do tipo de investimento , por exemplo, mas não faz gestão nem monta carteiras .


CGA

A CGA tem objetivo de certificar os profissionais que fazem gestão de recursos de terceiros de veículos de investimentos. Isso inclui aqueles que atuam na gestão de recursos de terceiros e que têm alçada/poder de compra e de venda dos ativos financeiros das carteiras destes veículos. Esse é o mais alto nível de certificação brasileira mas dificilmente você vai entrar em contato direto com esse profissional pois em geral eles estão fazendo gestão dos produtos que as outras categorias enato vendendo.


Existem outras 2 outras certificações , internacionais acima dessa que adicionam conhecimento principalmente de mercado internacional . São o CFA / CFP internacional


Então quando eu digo que você vai ser oferecido um produto ruim mesmo numa corretora , não é porque o assessor ou o seu gerente do banco quer te enganar , e sim , porque não faz parte das atribuições deles saberem avaliar qual a sua necessidade de produtos , tolerância e capacidade de risco , quantidade em cada categoria e quais categorias lhe são mais adequadas .


E de quem é essa responsabilidade ? É sua , meu caro . Não espere que você vai encontrar bons samaritanos dispostos a fazer o seu dinheiro crescer porque você merece .

Informação existe em abundância hoje , o difícil é saber compilar as partes que importam . Eu fiz todo o processo pra mim , a princípio, e após desenvolver o método mais adequado resolvi compartilhar com os meus colegas de forma organizada e simples .


E aí ? Quando você vai tomar um atitude e começar a cuidar bem do seu dinheiro ?

Um abraço e bons investimentos

56 visualizações

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon