Buscar
  • HELIO BARROS

Custo de Oportunidade

Atualizado: 17 de Jan de 2018

O que é e porque você deve estar atento a isso


Quando se trata de investimentos , tudo se resume a escolhas .

Você precisa decidir onde , dentre as milhares de opções , vai o seu dinheiro e toda vez que você faz uma escolha por um ativo necessariamente outra opção deixa de ser escolhida. É ai que entra o custo de oportunidade .


Quando o seu gerente lhe oferece um produto ( por exemplo aquela COE com ações americanas ) em que se tem a possibilidade de ganhar uma porcentagem x ou 100% do seu dinheiro de volta em 5 anos , pode sim perder dinheiro ! Se o seu dinheiro ao invés disso fosse pra um Tesouro Selic , o investimento mais seguro do Brasil , sua rentabilidade seria equivalente ao taxa Selic do período , logo a sua perda é equivalente ao dinheiro que foi deixado na mesa após ser feita a escolha .


Logo , custo de oportunidade é o valor que se ganharia optando pelo investimento mais seguro no mesmo período ao invés da opção em questão

A sua alternativa de investimento precisa necessariamente ter um retorno maior que o custo de oportunidade , caso contrario, não faz sentido o esforço.


Nessa época de juros baixos em que vivemos , você pode não achar muito 6-7% ao ano mas lembre-se que são em média 5 anos sem liquidez no produto em questão , logo o acumulado equivale a ( 1.06^5 anos ) 33,84 % de rentabilidade deixados de lado . Fique atento !



0 visualização

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon