Buscar
  • HELIO BARROS

Fronteira Eficiente

Saiba porque é importante saber combinar os ativos financeiros


Você já sabe que ter uma carteira diversificada é fundamental pra diminuir os riscos mas você sabia que essa pratica também ajuda a melhorar o retorno médio ?


Vamos lá : que a diversificação diminui os riscos em investimentos aposto que você já está careca de saber , mas como funciona essa história de aumentar os rendimentos ?


Acontece que os ativos tem uma propriedade chamada correlação . Isso significa que eles tem respostas diferentes a um mesmo acontecimento no mercado.

E como os ativos que compõem um determinado portfólio se relacionam, ou seja, como cada ativo se comporta frente aos demais que compõem a carteira?


A correlação mostra como um ativo X se comporta frente a um ativo Y.

O coeficiente de correlação trabalha numa escala entre +1 a -1, veja abaixo definição:


* +1 significa que os retornos dos ativos se movem juntos na mesma direção (correlação perfeita positiva );

* -1 significa que os retornos dos ativos se movem em direções opostas (correlação perfeita negativa );

* 0 significa que não há relação.



Aqui temos uma representação gráfica de ativos isolados que tem sua risco e retorno intrínsecos e os mesmos ativos juntos numa carteira ( portfólio de ativos ) demonstrando a melhora tanto no risco como no retorno até uma fronteira máxima ( que é a fronteira do ativo totalmente livre de risco - um ativo teórico que não existe na prática).


Logo uma escolha inteligente de ativos na carteira ( com correlação negativa entre si ) vai , não só diminuir o seu risco no longo prazo como também vai aumentar a rentabilidade total da carteira !





No foto acima temos um exemplo do impacto da adição de ações numa carteira somente com renda fixa . A cada aumento principalmente no início temos uma aumento de rentabilidade com pouco ou nenhum aumento do risco , melhorando a performance no longo prazo até um limite onde há aumento linear de risco e rentabilidade.



Já nesse temos uma imagem ainda mais impactante : a adição na carteira composta de ações e dólar ( moeda forte ) causa efetivamente uma diminuição do risco e aumento da rentabilidade ate um ponto de máximo efeito .



E aí ? Está pronto para fazer investimentos mais inteligente? Vem comigo e vamos fazer a sua liberdade financeira!



0 visualização

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon