Buscar
  • HELIO BARROS

Fundamentos Para Um Excelente Orçamento

4 Princípios Que Você Deve Estar Atento.


John Maxwell certa vez disse:


“Ter um orçamento é dizer ao seu dinheiro para onde ele deve ir, em vez de se perguntar para onde ele foi”

É exatamente assim que você deve olhar o seu orçamento. A tarefa de construí-lo consiste em fazer planos para o seu dinheiro, portanto, ao planejar um orçamento você decidirá para onde irá o seu dinheiro, incluindo tudo aquilo que é importante para você e te faz feliz. Nesse sentido, é fundamental ter disciplina para seguir alguns fundamentos que deixam a tarefa mais fácil.



1) Deixe simples

Temos o hábito de complicar as coisas. Em um orçamento, quanto mais detalhes e categorias de gastos colocamos, mais aumentamos o risco de sofisticar demais, deixando-o complexo. Assim, com o tempo, a complexidade passa a ser uma barreira, desestimulando o seu monitoramento. Portanto, deixe o orçamento o mais simples possível, incluindo apenas as principais categorias de gastos para facilitar o processo (Exemplo: moradia, educação, saúde, lazer, compras etc.). Lembre-se: o sofisticado é ser simples.



2) Mantenha organizado

Assim como em nossa casa, em que gostamos de manter tudo organizado, devemos organizar o nosso orçamento também. Quando mantemos o nosso orçamento em dia e em ordem, visualizamos imediatamente para onde o dinheiro está indo, ou seja, ficam nítidas as consequências das decisões que tomamos. Com estas informações, podemos tomar melhores decisões, com mais segurança e confiança.



3) Defina metas

Sem metas você não vive, apenas sobrevive. A partir do momento em que não temos referências, qualquer valor é válido, o que pode ser uma grande armadilha em um orçamento familiar. Portanto, crie metas financeiras para as suas contas e monitore se as está cumprindo. Se perceber que está saindo do trilho em alguma delas, trabalhe para ajustá-la, antes que o trem descarrilhe, prejudicando sua organização financeira.



4) Reavalie

Acima de tudo, ao definir o nosso orçamento devemos focar em nossos principais objetivos. Aqui estou me referindo a coisas com propósito em sua vida, que podem ser: aposentadoria, viagens, educação dos filhos, casa dos sonhos etc. Todos os objetivos com impacto financeiro, seja no presente ou futuro, devem fazer parte do orçamento. Portanto, devem ser priorizados acima das demais despesas.

Saber que há um grande propósito por trás disso, te motivará a fazer este esforço. Portanto, pergunte a si mesmo: quais são os meus objetivos? Esses gastos estão me aproximando ou me afastando de meus objetivos ?



5) Use Ferramentas

Existem várias formas de proceder nesse mundo : seja através de planilhas , de app de preenchimento automático ou manual . Se ter organização pra usar planilha em casa não é pra você então use app de preenchimento automático , se tem dificuldade em confiar suas dados a um app use o modo de preenchimento manual . O importante é você usar aquele que faça sentido e que lhe forneça as informações necessárias



Esses fundamentos iram te ajudar a manter a disciplina e assim conseguir atingir sua liberdade financeira o quanto antes


Agora que você ja sabe como , comece a agir e tome conta do seu dinheiro .



52 visualizações

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon