Buscar
  • HELIO BARROS

Porque Você Vai Morrer Trabalhando

A história mais comum que você vai ouvir por ai


voce pode estar decidindo um caminho e nem percebeu

Vou contar a vocês a trajetória de 2 médicos : Thalita e Pedro .


Ambos se formaram em uma ótima faculdade , fizerem a melhor residencia de suas cidades , Thalita em dermatologia e Pedro em Ortopedia.


Ambos ganhavam razoavelmente bem logo de cara para os padrões brasileiros o que lhes possibilitava viver muito bem gastando apenas 50 % dos seus salários que eram inicialmente bem parecidos . Mas é aí que acaba a semelhança entre eles.


Pedro logo cedeu aos encantos do belo salário que tinha e comprou um carro importado e deu entrada num belíssimo apartamento da lado da faculdade na planta e os 5% do salário que sobrava ele investia no melhor CBD do banco private que ele tem conta, já Thalita sempre muita atenta aos seus gastos nunca deixava de anotar seus gastos e embora se dava alguns luxos não cedia ao consumismo , morava de aluguel sempre próximo ao seu trabalho o que possibilitou não precisar de carro e mesmo viajando 3 vezes no ano era capaz de poupar 50 % do salário em uma carteira diversificada que ela aprendeu a montar fazendo alguns cursos de finanças .


Os primeiros 10 anos se passaram e Pedro finalmente pagou o seu apartamento e como nada na sua vida mais é próximo a faculdade como antes decidiu usar o excedente pra melhorar de carro onde ele gasta 2,5 horas por dia se deslocando, manteve os investimentos a cargo do gerente do banco que sempre lhe dá ótimas dicas embora não saiba qual a rentabilidade dos seus investimentos além disso juntou um pequeno patrimônio que corresponde a 3 meses de salário .


Thalita que seguiu fielmente seu orçamento , mudou de casa varias vezes sempre ficando perto do emprego e se adequando a realidade da época ( filhos , cachorro, família ) e ficou ainda mais experiente em investimentos . Com isso conseguiu atingir a meta de 12% ao ano de rentabilidade mesmos com altos e baixos da economia no período . E seu patrimônio finalmente lhe garante renda suficiente para pagar as contas .


Já que obteve liberdade financeira Thalita decidiu diminuir a carga de trabalho para agradáveis 6 horas por dia que eram suficientes pra pagar suas contas e garantir as viagens que agora eram 5 por ano. Enquanto manteve o patrimônio rendendo por mais 10 anos .


20 anos depois Pedro continua trabalhando muito para manter o padrão de vida que ele se colocou , e ,na verdade ,ele nunca ganhou tanto dinheiro na vida porém percebeu que seu patrimônio ainda não passa de 6 meses de gastos e concluiu que é impossível parar de trabalhar , já Thalita agora tem o dobro do patrimônio necessário pra manter o padrão de vida com tudo que lhe é importante decidiu comprar ( à vista ) uma casa no bairro que ela pretende criar seus filhos e dedica a maior parte dos seu tempo a causas voluntárias e a família o que lhe traz uma enorme satisfação.


Pedro é um representante máximo de porque as pessoas chegam a velhice tendo ganhado bem a vida toda , sem patrimônio suficiente para se aposentar . Poupar pouco , começar a investir tarde e mal é a receita para seguir trabalhando obrigado a vida toda. Já a Thalita fez tudo certinho o que lhe deu liberdade pra escolher o que da fato era importante na vida dela .


E você que caminho quer trilhar ?

199 visualizações

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon