Buscar
  • HELIO BARROS

Tipos de Independência Financeira

Se você é novo nesse mundo talvez deva imaginar que IF (Independência Financeira) é tudo igual, basta juntar um monte de dinheiro e viver dele… mas fique sabendo que mesmo juntando um monte de dinheiro e passando a viver dele não se pode dizer que todo tipo de independência financeira é a mesma coisa, na verdade alguns tipos de IF até recebem nomes curiosos. Então vale a pena pensar sobre qual o tipo de IF está almejando antes de colocar em prática seus planos de investimentos para atingir a independência financeira




FI ( Financial Independence)

As letras FI são o equivalente ao que chamamos aqui no Brasil de IF ou Independência Financeira, onde de certa forma conseguimos escapar da “corrida dos ratos” e não estamos mais escravizados pelo dinheiro e consequentemente pelo trabalho, conquistamos um certo grau de liberdade que nos abre um leque quase infinito de escolhas pessoais e profissionais.

Quem é IF decide quando, onde, como e se deseja trabalhar, sem ter que se preocupar com os resultados financeiros das suas escolhas uma vez que já acumulou patrimônio suficiente para garantir sua liberdade financeira.


FIRE

Essas são as siglas em inglês para o termo Independência Financeira e Aposentadoria Antecipada, esse é o meu grande objetivo de vida onde posso não só me tornar independente financeiramente como também parar de trabalhar ( muito embora essa não seja meu objetivo , afinal de contas gosto muito do que eu faço )

Ainda dentro do conceito de FIRE podemos escolher entre LEAN FIRE, FIRE ou FAT FIRE, sendo LEAN no sentido de “Magro” e FAT no de “Gordo”. Muitas pessoas colocam valores absolutos de renda passiva para classificar uma aposentadoria antecipada como “gorda” ou “magra”, mas eu prefiro adotar meu próprio conceito que é o de qual padrão de vida você irá adotar após deixar o emprego.

Dentro da minha classificação se você terá que obrigatoriamente diminuir o seu padrão de vida após deixar o emprego para viver de renda chamaria isso de LEAN FIRE, ou seja sua aposentaria será “magra”. Quem opta por LEAN FIRE tem a vantagem de precisar acumular um patrimônio menor e alcançar mais cedo a IF, porém necessariamente terá que abrir mão de algumas comodidades que possui hoje enquanto ainda pode contar com as benéficas da sua renda ativa.

Por outro lado quem hoje vive frugalmente para acumular patrimônio rapidamente e poderá de certa forma aumentar o padrão de vida após a aposentadoria antecipada eu chamaria de FAT FIRE ou aposentadoria “gorda”. Isso obviamente irá exigir um acumulo de patrimônio muito maior que o LEAN FIRE, porém a qualidade de vida tende a ser bem melhor uma vez que imagino ser muito fácil se adaptar a um padrão de vida maior do que oque se está acostumado.

O terceiro tipo de FIRE fica entre os dois, onde o padrão de vida após deixar o emprego será o mesmo que o atual.

Obviamente entre LEAN e FAT FIRE existem infinitas opções, eu almeja algo entre FIRE e FAT FIRE, manterei meu padrão de vida com a possibilidade de abrir um pouco a torneira dos gastos com coisas que evito fazer ou comprar atualmente enquanto acumulo patrimônio.

Mas seja porque a ideia de viver uma vida mais frugal não lhe agrada ou porque acumular patrimônio suficiente para atingir a IF não está dentro das suas possibilidades você ainda pode contar com outros tipos de Independência Financeira, na verdade existe IF até para aqueles que encontram-se felizes em seus respectivos empregos!


Barista FI

A comunidade nos Estados Unidos criou esse termo para classificar o tipo de independência financeira onde o indivíduo acumulou patrimônio suficiente para gerar renda passiva que cobre os gastos básicos a ponto de ter que trabalhar apenas como um barista em algum coffeeshop ou em qualquer outro emprego que remunera mal. No geral são empregos que não demandam muito tempo ou energia deixando a pessoa parcialmente livre para desfrutar melhor da vida. Apesar da renda ativa ser reduzida, quando somada à renda passiva ela é mais que suficiente para se levar um estilo de vida tranquilo. Uma vez que a renda passiva não necessariamente precisa cobrir todos os seus gastos o patrimônio requerido para gerar essa renda não é tão elevado mesmo se comparado ao LEAN FIRE.

Um blogueiro que eu arrisco colocar bem próximo dessa classificação é o Corey, não sei se ele concordará comigo. Mesmo ele sendo IF mudou-se para Portugal e hoje trabalhar em um emprego “barista” para reforçar as finanças, pelos posts dele me parece bem satisfeito com a escolha, você pode ler mais a respeito no blog dele AQUI.


Entrepreneur FI

Esse tipo de independência financeira é aquela onde a pessoa montou um negócio próprio que gera renda sem necessitar de atenção e tempo do proprietário. O termo entrepreneur quer dizer empresário, mas dentro da comunidade FIRE empreendimentos que exijam tanto trabalho ou mais quando comparados à um trabalho assalariado não é considerado Entrepreneur FI, tem que ser um negócio que funcione de certa forma “no piloto automático”.

Esse talvez que seria o “Santo Graal” da IF, porém muito difícil de ser alcançado pois geralmente negócio próprio por natureza exige tempo e dedicação, o Frugal que o diga! Você poder ler a respeito das dificuldades e da jornada dele para montar seu próprio negócio em seu blog clicando AQUI.


Coast FI

Basicamente é quando a pessoa acumula um patrimônio inicial considerável e deixa investido ao longo de um grande período de tempo a fim de que ele se multiplique e garanta uma aposentadoria tranquila no futuro, durante o tempo de crescimento você não irá tocar nesse patrimônio mas também não será necessário fazer novos aportes. Ainda sim precisará de um emprego para se manter, porém todo o salário que receber mensalmente poderá ser gasto integralmente sem precisar se preocupar em poupar para a aposentadoria um vez que os juros compostos estarão fazendo seu trabalho para garantir uma aposentadoria tranquila. Ótimo pra quem gosta do que faz e não vê motivos para parar de trabalhar mas quer ter uma velhice confortável e ter o oportunidade de realizar sua atividade com dignidade .


Sabbatical FI

Esse último tipo de IF é aquele em que de tempos em tempo o indivíduo chutar o balde do emprego e tira meses ou anos sabáticos. Para que isso seja possível primeiro acumula-se patrimônio suficiente para se sustentar pelo período escolhido e depois vai viver a vida como se fosse FIRE, viajando o mundo, cuidando da saúde, ficando junto da familia, etc…. Ao fim desse tempo a pessoa retorna ao trabalho para acumular patrimônio suficiente para tirar o próximo período sabático. Vejo muito esse tipo de FIRE nos Estados Unidos onde nos dias de hoje é muito fácil achar um novo emprego, já por aqui olho com ceticismo essa opção.


Como você pode ver são inúmeras as opção de IF e FIRE para quem está disposto a seguir por esse caminho e não existe certo nem errado, nem mesmo para queles que planejam uma aposentadoria convencional (desde que não conte apenas com o INSS).


E você, qual tipo de IF/FIRE/Aposentadoria almeja?

268 visualizações

© 2017 Doctor Invest

São Paulo -SP

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon